A chave para uma comunicação efetiva

Você já observou algumas conversas que chamamos de “conversa de loucos”? Uma pessoa fala uma coisa e a outra entende outra coisa? Venho observando como algumas vezes digo coisas doces e a pessoa entende fel. Outras vezes digo pedras e a pessoa recebe plumas. Curioso, não é?

Vamos um pouco além.

Como, naquele tempo de mentes muito mais embrutecidas que as nossas atuais, as pessoas conseguiam entender a mensagem de Jesus? Ainda, como o Príncipe Siddhartha Gautama (Buda), nascido em uma família rica e poderosa, conseguiu expressar os ensinamentos do desapego e ser compreendido? Faz sentido pensar que não há compreensão total nas mensagens destes mestres, mas você há de convir que existe um aprendizado repassado que vai muito além das palavras.

A verdade é que as palavras possuem coração e há que se ponderar qual emoção habita neste coração ao falar. A comunicação eficiente está no momento em que as palavras repassam as mesmas mensagens que o coração.

Comunicação Efetiva

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mateus 5:37 (Sermão da Montanha)

Assim, a comunicação decorre de um que fala e outro que interpreta, mas antes da fala há uma sintonia emocional muito mais importante do que as palavras. Perceba que antes de se pronunciar, os grandes sábios se enchem de emoção e tocam os corações para que a mensagem seja bem entendida. Neste momento, a comunicação não é de mente para mente e sim de Espírito para Espírito. Da mesma forma, as relações não existem apenas em um mundo de ilusões criadas pela mente. Este mundo de ilusões que é chamado em Sânscrito por Maya ou pelos espiritualistas por Matrix, não existe em sua totalidade e permanecer nele é estabelecer uma relação com graves problemas de comunicação pela sua superficialidade.

“Parceiro e parceira, nos compromissos do lar, precisam reaprender na escola do amor, reconhecendo que, acima da conjunção corpórea, fácil de se concretizar, é imperioso que a dupla se case, em espírito – sempre mais em espírito -, dia por dia.” (Vida e Sexo, Cap. 11)

Frases como “Ele não me entende”, “Por mais que eu lhe diga para confiar, ele não confia.” ou “Eu a mando ir embora, mas ela sempre está por aqui.” demonstram que as comunicações acontecem entre Espíritos e não por interações simples entre mentes, bocas e ouvidos. Por Espíritos comunicantes digo: mente, corpo, emoções e corpo fluídico (duplo-etérico); tudo isto comandado por um princípio inteligente (alma).

Sendo assim, ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Coríntios 13 (Carta de Paulo aos Coríntios)

Sabendo disso tudo, antes de falar, recomendo que revise a sua emoção. Se você quiser deixar mensagens de raiva, seja raiva; mas se você quiser deixar mensagens de amor, seja amor.

Referências:

http://www.sbie.com.br/blog/qual-diferenca-entre-emocao-e-sentimento-na-psicologia/
Vida e Sexo. Chico Xavier, – Emmanuel.
Conceitos de Maya – https://youtu.be/NDgMbstgUn4

Anúncios

2 comentários sobre “A chave para uma comunicação efetiva

  1. Simone disse:

    Infelizmente esse entendimento do ser vem muito mais tarde.Quando sofremos sem precisar sofrer,lamentamos onde não existe lamúrias ,e é assim ,os ensinamentos do senhor vem sempre depois ,quando deveria ser prioridade em nossa vida.

    Curtir

  2. miriamcarmignan disse:

    Boa noite Taty, texto verdadeiro e significativo,.. Se quando falamos as interpretações já são dúbias, imagine então quando escrevemos… Sem dúvida, a arte da comunicação não é tão simples assim. Dependendo do que queremos passar, exige muito buscar informações, adquirir conhecimentos, reflexões, e, em especial os sentimentos…. Quando uma ação flui da alma e passamos com amor… Tudo de bom. Grande abraço, miriamcarmignan.wordpress.com Buscando o Sol

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s