Livro dos Espíritos – Escala Espírita

Livro dos Espíritos: Pergunta 96: Os Espíritos são iguais, ou existe, entre eles, algum tipo de hierarquia? “São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham chegado.”

Apresento um quadro resumo com as categorias classificadas por Allan Kardec.

degrau

Na época do Iluminismo, em 1853, quando a razão era soberana, Allan Kardec desenvolveu uma pesquisa científica acerca do fenômeno das mesas girantes que ocorriam na França. Cientista cuidadoso e renomado que era, se deparou com uma ciência nova que demandou todo o seu cuidado perante a metodologia científica para produção de estudos acerca da manifestação dos espíritos e, mais tarde, o que ficou conhecido por Espiritismo.

O Livro dos Espíritos foi a sua primeira publicação e trouxe conceitos novos como perispírito, e reapresentou conceitos antigos como a reencarnação, os espíritos, a evolução e o magnetismo. Toda nova ciência era pautada em uma premissa básica: Deus é puro amor!

Diante da metodologia científica, o Livro dos Espíritos trouxe uma classificação dos espíritos. Ele nos mostrou que cada um de nós, tendo consciência ou não, está em uma jornada evolutiva e esta tem dois pilares fundamentais: moral e intelectual. Durante a jornada estas duas asas precisam crescer para que o espírito possa galgar degraus evolutivos.

Ele explica:

“A classificação dos Espíritos está baseada no grau de adiantamento deles, nas qualidades que adquiriram e nas imperfeições de que ainda têm que se despojar. Esta classificação, aliás, nada tem de absoluta; cada categoria, apenas no seu conjunto, apresenta um caráter distinto; porém, de um grau a outro, a transição é insensível e, nos limites, o matiz se apaga como nos reinos da Natureza, como nas cores do arco-íris, ou ainda, como nos diferentes períodos da vida do homem. (…) Ocorre, com este, o mesmo que com todos os sistemas de classificações científicas; estes sistemas podem ser mais ou menos completos, mais ou menos racionais, mais ou menos cômodos para a inteligência. Porém, sejam quais forem, nada mudam na base da Ciência.”

Livro dos Espíritos, pergunta 97:
“Há um número determinado de ordens ou de graus de perfeição entre os espíritos?

Este número é ilimitado, porque, entre essas ordens, não há uma linha de demarcação traçada como barreira e, desta forma, podem-se multiplicar ou restringir as divisões à vontade; todavia, considerando-se os caracteres gerais, pode-se reduzi-las a três principais[: Espíritos Imperfeitos, Espíritos Bons e Espíritos Puros].”

Escala Espírita - Espíritos Imperfeitos

Escala Espírita – Espíritos Imperfeitos

Escala Espírita - Espíritos Bons

Escala Espírita – Espíritos Bons

Escala Espírita - Espíritos Puros

Escala Espírita – Espíritos Puros

Livro dos Espíritos, pergunta 116:
Haverá Espíritos que permaneçam perpetuamente nas ordens inferiores?
“Não; todos se tornarão perfeitos. Eles mudam, porém, demoradamente, pois, como o dissemos de uma outra vez, um pai justo e misericordioso não pode banir eternamente seus filhos. Querias, então, que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?”
Livro dos Espíritos, pergunta 117:
Depende dos Espíritos a aceleração de seus progressos para a perfeição?
“Certamente; eles o conseguem com maior ou menor rapidez, conforme seu desejo e sua submissão à vontade de Deus. Uma criança dócil não se instrui mais depressa do que outra teimosa?”
Livro dos Espíritos, pergunta 118:
Os Espíritos podem degenerar?
“Não; à medida que avançam, compreendem o que os afastava da perfeição. Quando o espírito termina uma prova, fica com o conhecimento adquirido e não o esquece. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda.”

Enfim, estamos todos juntos nesta jornada!

Anúncios

2 comentários sobre “Livro dos Espíritos – Escala Espírita

  1. miriamcarmignan disse:

    Bom dia Taty! Gratidão pelas boas informações. “Deus é puro amor”, precisamos constantemente buscar, vivenciar, refletir e se possível, reciclar nossas ações para um bem maior. Penso que só desta forma a evolução dar-se-á. Muito bom ler seus post. Abraço, Miriam Carmignan

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s