Desmistificando a Ectoplasmia

Ao iniciar os estudos sobre Ectoplasmia, só me lembrava da música “Ghostbusters”!!! tã tã tã tã…, tenho certeza que depois dessa leitura você vai se lembrar do nosso amigo Ector e da música o dia tooooodo… Bom, era com essa visão de ficção que intimamente eu via o tema. Apesar de estudar muito, de ter desenvolvido a mediunidade de efeitos físicos, não conseguia aceitar a ectoplasmia em meu coração. Quando a gente foge de um tema, ele corre atrás da gente, né? Conclusão, em um grupo de estudos, na reunião mediúnica, acabei sendo “sorteada” com este tema para apresentação. Deu até dor de barriga na hora! Bom, como a ectoplasmia foi desmistificada para mim, espero que seja para você também. Aproveite!

goshtbusters

Missão dada é missão cumprida, certo? Então, comecei a buscar sobre o tema nas obras básicas da Doutrina Espírita. Após muitas consultas, descobri que não havia este termo em nenhum dos livros do Pentateuco. Apesar do livro dos médiuns falar sobre a mediunidade de efeitos físicos, a primeira surpresa que tive com o estudo foi descobrir que o termo ectoplasmia não foi cunhado pela Doutrina Espírita e sim por uma disciplina chamada Parapsicologia e o seu primeiro pesquisador foi um fisiologista. Interessante, né? Charles Richet concluiu suas pesquisas sobre o ectoplasma em 1905, quando era presidente da Sociedade de Investigações Psíquicas de Londres.

Então pensei com os meus botões:

Esse tal de Charles Richet merece crédito?

Vou contar para vocês o que descobri sobre ele.

Charles Robert Richet
26 de agosto de 1850 – 4 de dezembro de 1935 – Paris

charles

Em 1913, Charles Richet foi premiado com o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, por ter sido descobridor da soroterapia e da anafilaxia (uma reação alérgica). Ele também interessou-se por fenômenos paranormais, tendo criado a metapsíquica. Ele dividia seu tempo com estudos nada simples, na área da aviação, tendo desenvolvido com Louis Breguet em 1907 um giroplano (um espécie de helicóptero). A sua publicação mais importante, dentro do tema da Ectoplasmia, foi o Tratado da Metapsiquica.

Por fim, concluí que poderia confiar em Charles. Se o Prêmio Nobel deu crédito a ele, também resolvi lhe dar um voto de confiança. Então, o que vem a ser um ectoplasma?
Ectoplasma

Ektos [por fora] + Plasma [forma/molde]

Todos expelem o ectoplasma, inclusive as plantas e os animais. O ectoplasma é uma substância fluídica moldável que é expelido do organismo, principalmente pelos orifícios, e pode ser utilizado pela espiritualidade para sustentar objetos no ar, moldar formas e rostos, produzir cirurgias espirituais, dentre outros.

O ectoplasma é uma substância fluídica situada entre o corpo físico e o perispírito e é um recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da natureza. [3]

Os médiuns de efeito físico liberam o ectoplasma com mais facilidade, sendo pilares de reuniões mediúnicas de ectoplasmia. Como o ectoplasma é extremamente sensível e precisa de ser manipulado em um ambiente extremamente controlado para que seja realmente útil. Assim, as reuniões de ectoplasmia são raras e ocorrem com a sustentação de vários médiuns, ou seja, eles ficam mantendo os pensamentos elevados e a vibração energética do local positiva.

O ectoplasma é tratado como um elemento amorfo, mas de grande potência e vitalidade. Pode ser comparado a genuína massa protoplásmica, sendo extremamente sensível, animado de princípios criativos que funcionam como condutores de eletricidade e magnetismo, mas que se subordinam, invariavelmente, ao pensamento e à vontade do médium que os exterioriza ou dos Espíritos desencarnados ou não que sintonizam com a mente mediúnica, senhoreando-lhe o modo de ser. [3]

Nas reuniões de materialização (ectoplasmia) os espíritos se revestem do ectoplasma liberado pelo médium e podem se apresentar como se fossem cobertos por um lençol. Há suspeitas que deste fenômeno se derivou a imagem dos fantasmas dos desenhos animados, como o querido Gasparzinho. Também outras formas como flores, máscaras e outros objetos podem ser formados e, em alguns casos, a forma é mergulhada em uma parafina que se solidifica e este “presente” é deixado para os participantes da reunião.

Quimicamente trata-se de substância albuminóide úmida a um corpo gorduroso e com células análogas às que se encontram no corpo humano, contém grande número de leucócitos + glóbulos brancos + células do epitélio, segundo pesquisas do dr. Hernani Guimarães Andrade, pág. 169 do livro: “Espírito, Perispírito e Alma”.

Portanto o ectoplasma é formado de proteínas do corpo humano, glóbulos brancos e células epiteliais, sendo essa última, o tecido que reveste a pele e mucosas formadoras das glândulas , considerado o maior órgão do corpo humano.

Essa substância gasosa é expelida pelos médiuns pelos poros e, de maneira mais fácil, pelos orifícios da boca e das narinas. Estudando-a, o pesquisador e farmacêutico britânico James Blake chegou até a propor a sua composição química: C120H1184N218S5O249.

Crookes chamou-o {ectoplasma} de força psíquica e Notzing colheu porções de ectoplasma e submeteu-os a análise de laboratório, provando que a porção morta desse elemento, dissociada do médium, compunha-se de células e outros materiais orgânicos. Não há, pois, milagre, no sentido místico da palavra, nessas ocorrências. Há leis naturais que pouco a pouco vão sendo esclarecidas pelas pesquisas científicas. [4]

Esta substância é infinitamente plástica, dá forma parcial ou total às entidades que se fazem visíveis aos olhos dos companheiros terrestres ou diante da objetiva fotográfica, dá consistência aos fios, bastonetes e outros tipos de formações, visíveis ou invisíveis nos fenômenos de levitação, e substancializa as imagens criadas pela imaginação do médium ou dos companheiros que o assistem mentalmente afinados com ele.

Para maiores informações, recomendo a leitura dos livros Nos Domínios da Mediunidade (cap 28) e Mecanismos da Mediunidade (cap 12). Se você quiser se surpreender ainda mais, recomendo o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=eC-C40FWoN4

Por fim, fica a musiquinha: “Ghostbusters”!!! tã tã tã tã…
Referências:
1 http://www.autoresespiritasclassicos.com/Pesquisadores%20espiritas/Charles%20Richet/Charles%20Richet.htm
2 https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Robert_Richet
3 Nos Domínios da Mediunidade
4 Vademecum Espírita – Ectomasma http://www.vademecumespirita.com.br/upload/kceditor/files/ectoplasma.pdf
5 https://www.youtube.com/watch?v=eC-C40FWoN4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s