Resenha do Livro dos Médiuns – Introdução

O Livro dos Médiuns consolida uma análise científica de um fenômeno natural: a mediunidade.

Uma pessoa um dia me perguntou como poderia se tornar médium e eu lhe dei uma resposta um pouco decepcionante para ela, que queria um roteiro mais fácil: “Conhece-te a ti mesmo”. Não há outro caminho para desenvolver e encontrar uma faculdade natural que uns tem em maior grau e outros em menor grau, mas todos tem.

Precisamos ponderar que nenhum conhecimento é desvendado para nós de uma hora para outra. Há sempre uma trajetória que podemos, neste caso, datar o seu início conhecido por meio de estudos acadêmicos em 1773. Nesta data, o médico e filósofo italiano Luigi Galvani fez os seus primeiros estudos acerca dos efeitos da eletricidade em corpos. O seu fenômeno denominado galvanização, demonstrou que as pernas de rãs mortas se moviam diante do efeito da eletricidade. Tal efeito causou imenso espanto e inspirou o livro Frankstein, no qual uma eletricidade externa daria vida a um corpo inanimado.

Experimento de Luigi Galvani, no qual, diante da eletricidade, as pernas das rãs se abriam.

Mais tarde, em 1779, Franz Anton Mesmer, médico austríaco, aprofundou nos estudos e publicou sua tese científica acerca do tema. Em uma tese que ficou denominada por mesmerismo, ele descobriu que havia uma energia produzida pelos próprios corpos, advindo de seus pensamentos. Esta energia, denominada magnetismo animal para se diferenciar do magnetismo mineral (os ímãs), poderia trazer efeitos curativos em outros corpos, segundo suas análises.

Outros tantos vieram aprofundando os estudos acerca desta força interior que todos temos em maior ou menor grau. Destaco que estou datando os estudos acadêmicos, visto que o fenômeno é natural e, portanto, existe desde sempre. Assim, o professor  ‎Hippolyte Léon Denizard Rivail, sobre o codinome de Alan Kardec, deu prosseguimento a estes estudos e chegou até aplicação prática desta energia e faculdade interior e consonância com a mediação com os espíritos desencarnados.

O Livro dos Médiuns foi publicado em 1861, em sequência do Livro dos Espíritos, no qual várias faculdades foram estudadas. Assim, a cura pelo magnetismo é desvendada pela mediunidade de cura, dentro de uma classificação de efeitos físicos. A percepção do mundo invisível se revela na psicometria e nos médiuns empáticos. A psicofonia e a psicografia são analisadas e detalhadas. Estas e tantas outras faculdades são estudadas e seu entendimento é ampliado, dando sentido útil a tudo o que vinha sendo publicado até então.

Cabe ressaltar que muitas pessoas tem o desejo de se comunicar com espíritos, mas o Livro dos Médiuns não se propõe a ser um guia sobre como se tornar um médium. Ele, por sua vez, ressalta que cada um de nós tem o germe das qualidades necessárias para se tornar médium.

As regras da poesia, da pintura e da música, não fazem nem poetas, nem músicos daqueles que não lhes têm o gênio: elas guiam o emprego das faculdades naturais.

Assim é o Livro dos Médiuns. Um estudo sobre fenômenos naturais e suas possibilidades em lhes dirigir um emprego útil. Sabemos que a prática do Espiritismo guarda muitas dificuldades e preconceitos que somente um estudo sério e completo poderia dirimir. O público alvo deste livro é, assim, “as pessoas que veem no Espiritismo um objetivo sério, que lhe compreendem toda gravidade, e não fazem dele um jogo de comunicações com o mundo invisível.”

Enquanto o Livro dos Espíritos trouxe aspectos filosóficos desta nova doutrina, o Livro dos Médiuns se ocupou das questões práticas. Igualmente cercado pela seriedade que o fez cair no gosto de pessoas esclarecidas, que se tornariam partidários úteis para o crescimento da humanidade, o Livro conta com a pedagogia de um professor que sabe ensinar.

Veja Também:

Livro dos Médiuns

Referências:

[1] Experimento de Luigi Galvani – http://www.magicramp.com.br/br/dr-luigi-galvani-caimbras-eletricidade-estatica.php

[2] Biografia de Mesmer –http://feeb.org.br/index.php/institucional/artigos/372-biografia-de-mesmer

[3] Livro dos Médiuns

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.